segunda-feira, 27 de agosto de 2012

OS SETE ESPÍRITOS DE DEUS


A quinta visão: o castiçal de ouro e as sete lâmpadas
Zacarias 4

      1    E TORNOU o anjo que falava comigo e me despertou, como a um homem que é despertado do seu sono,
      2    E me disse: Que vês? E eu disse: Olho, e eis um castiçal todo de ouro e um vaso de azeite no cimo, com as suas sete lâmpadas; e cada lâmpada posta no cimo tinha sete canudos.
      3    E, por cima dele, duas oliveiras, uma à direita do vaso de azeite, e outra à sua esquerda.
      4    Respondi e falei, ao anjo que falava comigo, dizendo: Senhor meu, que é isto?
      5    Então respondeu o anjo que falava comigo, e me disse: Não sabes tu o que isto é? E eu disse: Não, Senhor meu.
      6    E respondeu e me falou, dizendo: Esta é a palavra do Senhor a Zorobabel, dizendo: Não por força, nem por violência, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos.
      7    Quem és tu, ó monte grande? diante de Zorobabel serás uma campina; porque ele trará a primeira pedra, com aclamações: Graça, graça a ela.
      8    E a palavra do Senhor veio de novo a mim, dizendo:
      9    As mãos de Zorobabel têm fundado esta casa, também as suas mãos a acabarão, para que saibais que o Senhor dos Exércitos me enviou a vós.
   10    Porque, quem despreza o dia das coisas pequenas? pois esses se alegrarão, vendo o prumo na mão de Zorobabel: os sete olhos do Senhor, que discorrem por toda a terra.
   11    Falei mais, e disse-lhe: Que são as duas oliveiras à direita do castiçal e à sua esquerda?
   12    E, falando-lhe outra vez, disse: Que são aqueles dois raminhos de oliveira, que estão junto aos dois tubos de ouro, e que vertem de si ouro?
   13    E ele me respondeu, dizendo: Não sabes o que é isto? E eu disse: Não, Senhor meu.
   14    Então ele disse: Estes são os dois filhos do óleo, que estão diante do Senhor de toda a terra.


O convite e exortação da Sabedoria
Provérvios 1:20-32

   20    A suprema sabedoria altissonantemente clama de fora: pelas ruas levanta a sua voz.
   21    Nas encruzilhadas, no meio dos tumultos, clama: às entradas das portas e na cidade, profere as suas palavras:
   22    Até quando, ó simples, amareis a simplicidade? e vós, escarnecedores, desejareis o escárnio? e vós, loucos, aborrecereis o conhecimento?
   23    Convertei-vos, pela minha repreensão: eis que abundantemente derramarei sobre vós o meu espírito e vos farei saber as minhas palavras.
   24    Mas, porque clamei, e vós recusastes; porque estendi a minha mão, e não houve quem desse atenção;
   25    Antes, rejeitastes todo o meu conselho, e não quisestes a minha repreensão;
   26    Também eu me rirei na vossa perdição, e zombarei, vindo o vosso temor.
   27    Vindo como assolação o vosso temor, e vindo a vossa perdição como tormenta, sobrevindo-vos aperto e angústia,
   28    Então a mim clamarão, mas eu não responderei; de madrugada me buscarão, mas não me acharão.
   29    Porquanto aborreceram o conhecimento; e não preferiram o temor do Senhor;
   30    Não quiseram o meu conselho e desprezaram toda a minha repreensão.
   31    Portanto, comerão do fruto do seu caminho, e fartar-se-ão dos seus próprios conselhos.
   32    Porque o desvio dos simples os matará, e a prosperidade dos loucos os destruirá.
   33    Mas, o que me der ouvidos habitará seguramente, e estará descansado do temor do mal.
A excelência da Sabedoria
Provérbios 2:1-22

      1    FILHO meu, se aceitares as minhas palavras, e esconderes contigo os meus mandamentos,
      2    Para fazeres atento à sabedoria o teu ouvido, e para inclinares o teu coração ao entendimento,
      3    E se clamares por entendimento, e por inteligência alçares a tua voz,
      4    Se como a prata a buscares e como a tesouros escondidos a procurares,
      5    Então entenderás o temor do Senhor, e acharás o conhecimento de Deus.
      6    Porque o Senhor dá a sabedoria: da sua boca vem o conhecimento e o entendimento.
      7    Ele reserva a verdadeira sabedoria para os rectos: escudo é para os que caminham na sinceridade.
      8    Para que guarde as veredas do juízo, e conserve o caminho dos seus santos.
      9    Então entenderás justiça, e juízo, e equidade, e todas as boas veredas.
   10    Porquanto a sabedoria entrará no teu coração, e o conhecimento será suave à tua alma.
   11    O bom siso te guardará e a inteligência te conservará;
   12    Para te livrar do mau caminho, e do homem que diz coisas perversas;
   13    Dos que deixam as veredas da rectidão, para andarem pelos caminhos das trevas;
   14    Que se alegram de fazer mal, e folgam com as perversidades dos maus.
   15    Cujas veredas são tortuosas e desviadas nas suas carreiras;
   16    Para te livrar da mulher estranha, e da estrangeira, que lisonjeia com as suas palavras;
   17    Que deixa o guia da sua mocidade e se esquece do concerto do seu Deus;
   18    Porque a sua casa se inclina para a morte, e as suas veredas para os mortos:
   19    Todos os que se dirigem a elas não voltarão, e não atinarão com as veredas da vida.
   20    Para que andes pelo caminho dos bons, e guardes as veredas dos justos.
   21    Porque os rectos habitarão a terra, e os sinceros permanecerão nela.
Mas os ímpios serão arrancados da terra, e os aleivosos serão dela exterminados.

Promessa da efusão do Espírito
Joel 2:28-32

28    E há-de ser que, depois, derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos mancebos terão visões.
29    E, também, sobre os servos e sobre as servas, naqueles dias, derramarei o meu Espírito.
30    E mostrarei prodígios no céu, e na terra, sangue e fogo, e colunas de fumo.
31    O sol se converterá em trevas, e a lua em sangue, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor.
32    E há-de ser que, todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo; porque, no monte de Sião e em Jerusalém haverá livramento, assim como o Senhor tem dito, e nos restantes, que o Senhor chamar.

As obras da carne e os frutos do Espírito
Gálatas 5:16-26

   16    Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne.
   17    Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis.
   18    Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei.
   19    Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: Prostituição, impureza, lascívia,
   20    Idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias,
   21    Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais declaro, como já, antes, vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.
   22    Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.
   23    Contra estas coisas não há lei.
   24    E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências.
   25    Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito.
   26    Não sejamos cobiçosos de vanglórias, irritando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros.


Precisamos entender que para se chegar a santificação temos que passar por algumas etapas que são primordiais a nossa vida espiritual e a primeira é deixar a força (o conhecimento humano) e usarmos o espírito ( sabedoria de Deus).
Onde esta essa tal sabedoria ? nas duas testemunhas, que são os dois testamentos que formam a Bíblia Sagrada, que é a palavra de Deus.
O homem natural não consegue compreender nada disso, fica perdido e sem rumo, a palavra parece um emaralhado de palavras sem sentido algum.
‘Então antes precisa crêr na Bíblia, como verdade e a palavra do nosso Deus’ 

Segundo passo importante é converter-se a Ele como Salomão diz em Pv 1 :23 Convertei-vos, pela minha repreensão: eis que abundantemente derramarei sobre vós o meu espírito e vos farei saber as minhas palavras.
Ele promete derramar o Espírito de sabedoria e entendimento, para que possamos nos enriquecer de conhecimento na palavra e com isso nos tornarmos sábios e inteligentes, pois a parte que ele se refere ao espírito ele esta falando de nossa inteligência, pois o espírito é a nossa parte lógica e de sabedoria o cérebro de nossa alma. O que adianta ler e não entender, ‘pois aquele que não entende não trás para si proveito nenhum daquilo que esta lendo. ’

O senhor promete nos dar sabedoria e o conhecimento que vem de sua boca, mas uma vez ele fala de sua palavra e trata a Bíblia como a sua boca, e foi por isso que Jesus foi batizado nas águas, e logo foi pelo Espírito Santo, quer dizer, foi purificado nas águas para se tornar santo e com a santidade lhe veio a sabedoria e o conhecimento de Deus, então para nós termos essa sabedoria precisamos aceitar a Jesus como nosso Senhor e Salvador, depois nos batizar nas águas, para receber o batismo com o Espírito Santo, que é promessa para todos nós, e no livro de Joel 2:28 o Senhor diz: E há-de ser que, depois, derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos mancebos terão visões.

Com essa entrega total receberemos o Espírito Santo e com ele os sete espíritos de Deus que são os frutos do Espírito santo em nossa vida.
Já imaginou ter os sete Espíritos de Deus em você? As sete manifestações divinas em um ser que são:
SABEDORIA: Pelo dom da sabedoria buscamos não a sabedoria do mundo, mas aquela Verdade que se identifica com o Sumo Bem e que nos torna felizes, porque nos enche de alegria o coração, como disse Jesus: Quando fordes presos, não vos preocupeis nem com a maneira com que haveis de falar, nem pelo que haveis de dizer. Porque não sereis vós quem falareis, mas é o Espírito do vosso Pai que falará em vós (Mt 10,19-20).
ENTENDIMENTO: É o dom divino pelo qual aceitamos as verdades reveladas por Deus. Mesmo não compreendendo todo o Mistério, entendemos que ali está a certeza de nossa salvação porque é verdade que procede de Deus infalível. Disse Deus pelo profeta: Eu vos darei um coração capaz de conhecer-me, e de saber que sou Eu o Senhor. Eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus, porque de todo o coração se voltarão para mim (Jr 24,7).
CONSELHO: É a luz que o Espírito nos dá para distinguir-mos o certo do errado, o verdadeiro do falso, e assim orientarmos acertadamente a nossa vida e a de quem nos pede conselho. Sobre Jesus repousou o Espírito Santo, e lhe deu em plenitude esse dom, como havia profetizado Isaías: Ele não julgará pelas aparências, e não decidirá pelo que ouvir dizer, mas julgará os fracos com eqüidade e fará justiça aos pobres da terra . . . (Is 11,3-4).
FORTALEZA: É o dom da coragem para se viver fielmente a fé no dia-a-dia, e até diante do martírio se for preciso. Assim disse o Espírito à Igreja de Esmirna: Nada temas ante o que hás de sofrer. Por estes dias o demônio vai lançar alguns de vós na prisão, para pôr-vos à prova. Tereis tribulações durante algum tempo. Sê fiel até à morte, te te darei a coroa da vida (Ap 2,10).
CIÊNCIA: Não é a ciência do mundo, mas a ciência de Deus. A Verdade que é Vida. Por esse dom o Espírito Santo nos indica o caminho a seguir na realização de nossa vocação, pois o Espírito penetra tudo, mesmo as profundezas de Deus . . . As coisas de Deus ninguém as conhece a não ser o Espírito de Deus (1 Cor 2,10-11).
PIEDADE: É o dom pelo qual o Espírito Santo nos dá o gosto de amar e servir a Deus com alegria. Por ser o Amor do Pai e do Filho, o Espírito Santo nos dá o sabor das coisas de Deus. (1 Cor 12,1-3).
TEMOR DE DEUS: Este dom do Espírito Santo não significa medo de Deus, mas um amor tão grande que queima o coração de respeito por Deus. Não é um pavor pela justiça divina, mas o receio de ofender ou de desagradar a Deus. Por isso Jesus teve sempre o cuidado de fazer em tudo a vontade de seu Pai, como Isaías havia profetizado: Sobre Ele repousará o Espírito do Senhor, Espírito de sabedoria e de entendimento. Espírito de prudência e de co
ragem, Espírito de ciência e de temor do Senhor (Is 11,2).


Não precisa ter preça para ter todos rápido, pois eles vão sendo adicionados dia a dia, a medida que você se santifica, aprende, ganha conhecimento e entendimento.
Jesus disse que é pelos frutos que conhecemos a árvore, se o fruto for bom a arvore semelhantemente é boa e ser form mal da mesma forma a árvore semelhante será.
Você ja identificou alguns dos frutos em sua vida ?
Não se prenda ao fato de falar em línguas, pois até o diabo fala, pois é um anjo caido, ja esteve com o Pai, então como saber se realmente você foi batizado no EspíritoSanto ou é um espírito enganador ?
Através dos seu frutos e da manifestação de um ou mais dos sete espíritos de Deus.
Comece agora a exercitar e buscar conhecimento e a receber sabedoria de Deus para a sua vida ser transformada, mas não esqueça de reconhecer a Bíblia como a palavra de Deus, aceitar Jesus como seu Salvador, se batizar nas águas, para ser batizado no Espírito Santo e receber os dons que são os sete Espíritos de Deus.


Um comentário:

OBRIGADO POR COLOCAR A SUA OPINIÃO!!!