terça-feira, 29 de julho de 2014

O SEGREDO DE UMA VIDA COMPLETA


Antes de começar gostaria de dizer que somos feitos de três partes: corpo, alma e espírito (Tricotomia) e que cada uma delas rege partes da pirâmide como veremos a seguir.

Corpo – A nossa parte material, que está liga as coisas terrenas como a vida financeira, saúde e prazeres.

Alma – Está ligada as Emoções, aos sentimentos e a eternidade, ela engloba a vida familiar, o amor que nos une e nos faz cuidar de quem vive com agente e se relacionam no dia a dia, que pode ser a família da carne ou a família da fé. (http://www.palavrasqueedificamafe.blogspot.com.br/2012/03/familia-da-carne-e-familia-da-fe.html), ela clama por salvação e almeja voltar para perto de Deus.

Espírito – Essência divina que nos deu a vida ( Então o SENHOR modelou o ser humano do pó da terra, feito argila, e soprou em suas narinas o fôlego de vida, e o homem se tornou um ser vivente. Gn 2-7 ) é de onde vem a nossa inteligência e está ligado ao corpo e alma num todo, pois um reflete no outro é a parte divina em nós, e é ele que puxa a alma para as coisas divinas, enquanto o corpo leva para as coisas mundanas.( "Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer." Gálatas 5:17)

Os três formam a nossa Santíssima trindade, ou seja, a nossa pirâmide lateral (http://www.palavrasqueedificamafe.blogspot.com.br/2014/07/nossa-santissima-trindade.html )

Quando falamos de prosperidade, devemos englobar tudo, vida espiritual, familiar, saúde e financeira, pois uma completa a outra e todas formam uma base quando estão em harmonia.
A prosperidade significa ausência de necessidade, se você tem necessidade em algo em sua vida, você não é próspero, pois o que adianta ser uma pessoa espiritual e não ter uma família abençoada? O que adianta ter uma família abençoada e não ter saúde para desfrutar dela e nem paz de espírito para conviver com ela? O que adianta ter dinheiro se não tiver saúde para gastar e aproveitar?
Para uma vida completa e feliz precisamos estar com as quatro bases em harmonia e para alcançarmos essa tão sonhada vida perfeita precisamos ir passo a passo trazendo o equilíbrio em cada parte,começando pela vida espiritual e depois seguindo no sentido horário teremos um grande desafio que é a família e logo depois a nossa saúde e finalizando a vida financeira, pois o dinheiro atende a tudo como disse Salomão em sua sabedoria humana, mas Paulo com a sua sabedoria sobre humana guiado pelo Espírito Santo disse em 1 Timóteo 6:10 Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.

Jesus em sua total sabedoria disse: ¶ Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam;
Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam.
Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.
Mateus 6:19-21

Precisamos ter prosperidade, mas nunca o coração nela, devemos ter o nosso coração nas coisas do alto, pois é para lá que aponta a nossa pirâmide e á para lá que a nossa alma deseja voltar.
A base na terra aponta para o céu  que é a salvação dada por Deus aos homens através do sacrifício feito por Jesus na cruz.
Podemos pegar a parte superior da pirâmide que representa a salvação e separar quatro bases, para que ela seja alcançada no plano superior.



Renunciar - Negar ou recusar (algo ou alguma coisa); rejeitar: renunciar os prazeres da carne.
Deixar de possuir alguma coisa; abdicar
Renunciar ao mundo. Consagrar-se à vida religiosa.
(Etm. do latim: renuntiare)
Esse é o primeiro passo para a salvação e o mais difícil, pois o ser humano, esta acostumado com as coisas desse mundo, pois vive nele e nasce envolvido no pecado e nos prazeres da carne e abrir mão disso é um pouco complicado e requer muita força de vontade e determinação.

Então Jesus foi levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo.
Depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome.
O tentador aproximou-se dele e disse: "Se você é o Filho de Deus, mande que estas pedras se transformem em pães".
Jesus respondeu: "Está escrito: ‘Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus’".
Então o diabo o levou à cidade santa, colocou-o na parte mais alta do templo e lhe disse:
"Se você é o Filho de Deus, jogue-se daqui para baixo. Pois está escrito: ‘Ele dará ordens a seus anjos a seu respeito, e com as mãos eles o segurarão, para que você não tropece em alguma pedra’".
Jesus lhe respondeu: "Também está escrito: ‘Não ponha à prova o Senhor, o seu Deus’".
Depois, o diabo o levou a um monte muito alto e mostrou-lhe todos os reinos do mundo e o seu esplendor.
E lhe disse: "Tudo isto lhe darei, se você se prostrar e me adorar".
Jesus lhe disse: "Retire-se, Satanás! Pois está escrito: ‘Adore o Senhor, o seu Deus e só a ele preste culto’".
Então o diabo o deixou, e anjos vieram e o serviram.
Mateus 4:1-11

Jesus teve algumas ofertas por parte de satanás, mas as rejeitou, pois sabia que precisava vencer a tentação e a sua carne.


Entregar - Passar às mãos de alguém.
Confiar.
Dar, restituir, Render-se; submeter-se.
Dar-se, dedicar-se inteiramente: entregou-se de corpo e alma a Deus.

¶ E eis que, aproximando-se dele um jovem, disse-lhe: Bom Mestre, que bem farei para conseguir a vida eterna?
E ele disse-lhe: Por que me chamas bom? Não há bom senão um só, que é Deus. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos.
Disse-lhe ele: Quais? E Jesus disse: Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho;
Honra teu pai e tua mãe, e amarás o teu próximo como a ti mesmo.
Disse-lhe o jovem: Tudo isso tenho guardado desde a minha mocidade; que me falta ainda?
Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me.
E o jovem, ouvindo esta palavra, retirou-se triste, porque possuía muitas propriedades.
¶ Disse então Jesus aos seus discípulos: Em verdade vos digo que é difícil entrar um rico no reino dos céus.
E, outra vez vos digo que é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus.
Mateus 19:16-24

Esse jovem não confiou em Jesus e não quis se entregar, pois não foi capaz de renunciar o que tinha, e esse é o problema de muitos, tem medo de se lançar e viver dependente de Deus por completo, não pode haver uma entrega sem primeiro haver uma renuncia um está ligado ao outro assim como a pirâmide da vida.
Os apóstolos quando foram chamados eles renunciaram tudo e depois se entregaram ao ministério de Jesus, pois tinham total confiança no Mestre e por isso se lançaram de corpo e alma.



Devoção - Piedade, sentimento religioso; dedicação ao culto de Deus e dos santos.
Respeito, afeição, dedicação.
As devoções referem-se a práticas religiosas onde não objetiva-se o encontro com Deus através do desenvolvimento do próprio potencial ou poderes internos, mas sim apenas através da  em Deus e em sua ajuda para se alcançar os objetivos finais espirituais. Trata-se apenas da reverência, adoração e ação de graças à Deus em causa.

Atribuam ao Senhor
a glória que o seu nome merece;
adorem o Senhor
no esplendor do seu santuário. 

Salmos 29:2

Venham! Adoremos prostrados
e ajoelhemos diante do Senhor,
o nosso Criador; 
Salmos 95:6

Jesus lhe disse: "Retire-se, Satanás! Pois está escrito: 'Adore o Senhor, o seu Deus, e só a ele preste culto'". 
Mateus 4:10

Deus é espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade". 
João 4:24


  Precisamos entender que fomos feitos para adorar a Deus com a nossa vida, nosso louvor e com todas a nossa força.
Quando adoramos a Deus nós nos enchemos de sua força espiritual, é como se pegasse uma taça vazia e começássemos a enchê-la até transbordar como Davi pediu a Deus em sua oração: Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda.
Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor por longos dias.
Salmos 23:5-6

A devoção nos leva pra perto de Deus e nos une a ele.

Santificação - é sinônimo de santidade, a palavra grega para ambas significa "uma separação", de primeira uma separação posicional de uma vez por todas a Cristo em nossa salvação; em segundo lugar, uma santidade prática progressiva na vida de um crente enquanto aguarda o retorno de Cristo e, finalmente, uma separação permanente do pecado quando chegarmos ao céu.

Sem a santificação não podemos ver a Deus e para fechar a nossa pirâmide da salvação, precisamos além de todas as outras bases nos separa para Ele, pois não podemos compartilhar dos prazeres do mundo e nem de uma vida de pecado.
O Apostolo diz em uma de suas cartas:
Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor;
Hebreus 12:14

Não podemos nos assentar na mesa dos escarnecedores, como diz na palavra de Deus, se sentar é compartilhar, fazer o mesmo que e ser igual a eles, precisamos ser diferentes, viver uma vida reta e perfeita diante de Deus, precisamos ser irrepreensíveis.


Medite nessa palavra e passe a viver e a colocar a sua pirâmide em equilíbrio, para que você possa alcançar a vida eterna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO POR COLOCAR A SUA OPINIÃO!!!