sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

SAI DA TUA TENDA



Em gênesis Deus fala com Abrão e coloca uma grande decisão diante dos seus olhos e o livre arbítrio de ser o não ser a própria benção como está escrito: Gn 12

1 Ora, o Senhor disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei.
2 Eu farei de ti uma grande nação; abençoar-te-ei, e engrandecerei o teu nome; e tu, sê uma bênção.
3 Abençoarei aos que te abençoarem, e amaldiçoarei àquele que te amaldiçoar; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.

Deus primeiro disse a ele que se saísse de sua terra, ouve ai um porém, um momento em que ele poderia ou não fazer o que ele estava pedindo, era uma escolha, ser ou não ser? Ir ou não ir? Fazer ou não fazer? É assim que muitas vezes ficamos mediante a grandes decisões, e são elas que vem para mudar de uma forma radical a nossa vida.
O próprio Deus disse que seria com ele, e que ele seria uma benção e a descendência dele seria muito grande, e olha que nem filho Abrão tinha. Ele creu e obedeceu, pois sabia que com Deus ele só tinha a ganhar.
Outra coisa difícil é largar a parentela, a casa de seu pai, isso é, largar as velhas raízes, e isso muitos não estão dispostos a fazer, só querem pedir e ver as bênçãos, e querem continuar da mesma maneira de antes, vivendo os velhos costumes e manias, não poderão ser uma benção no meio em que vivem, é preciso começar tudo de novo, renovar é tudo na vida de um crente, não que você vai sair de sua casa material, não é isso que Deus esta tentando falar com você, ele quer que deixemos as velhas raízes e comece a fazer tudo diferente, esvaziar e começar a preencher a sua vida de uma nova forma, do jeito que ele vai te ensinar, mas para isso você precisa estar pronto a largar tudo, e quando eu falo tudo, é tudo mesmo, pois da sua forma até hoje a sua vida não mudou e quando Deus falou com Abrão ele sabia disso, que ali onde ele estava, não teria como ser feito o que Deus queria fazer, pois a família dele era idólatra e com certeza iriam dar a glória a outros deuses e Deus não da a glória dele a ninguém.
Depois de largar tudo ele foi peregrinar siguinifica caminhar para a purificação e transformação, como podemos acompanhar nos versículos seguintes:

4 Partiu, pois Abrão, como o Senhor lhe ordenara, e Ló foi com ele. Tinha Abrão setenta e cinco anos quando saiu de Harã.
5 Abrão levou consigo a Sarai, sua mulher, e a Ló, filho de seu irmão, e todos os bens que haviam adquirido, e as almas que lhes acresceram em Harã; e saíram a fim de irem à terra de Canaã; e à terra de Canaã chegaram.
6 Passou Abrão pela terra até o lugar de Siquém, até o carvalho de Moré. Nesse tempo estavam os cananeus na terra.
7 Apareceu, porém, o Senhor a Abrão, e disse: ë tua semente darei esta terra. Abrão, pois, edificou ali um altar ao Senhor, que lhe aparecera.
8 Então passou dali para o monte ao oriente de Betel, e armou a sua tenda, ficando-lhe Betel ao ocidente, e Ai ao oriente; também ali edificou um altar ao Senhor, e invocou o nome do Senhor.
9 Depois continuou Abrão o seu caminho, seguindo ainda para o sul.

Ele já era avançado em idade e mesmo assim creu e o que me chama a atenção, é que ele não pôs obstáculo nenhum pelo contrário, foi em frente sem olhar para trás, passou pelo Egito e continuou a sua jornada, mas havia mais uma coisa que precisava ser feito, separar de seu irmão, pois às vezes problemas nos perseguem e pessoas estão ao nosso lado na hora errada, pois Deus quando quer trabalhar em nossa vida é preciso estarmos sozinhos, para que ele possa falar com agente e foi o que aconteceu:

Ora, a terra não podia sustentá-los, para eles habitarem juntos; porque os seus bens eram muitos; de modo que não podiam habitar juntos.
7 Pelo que houve contenda entre os pastores do gado de Abrão, e os pastores do gado de Ló. E nesse tempo os cananeus e os perizeus habitavam na terra.
8 Disse, pois, Abrão a Ló: Ora, não haja contenda entre mim e ti, e entre os meus pastores e os teus pastores, porque somos irmãos.
9 Porventura não está toda a terra diante de ti? Rogo-te que te apartes de mim. Se tu escolheres a esquerda, irei para a direita; e se a direita escolheres, irei eu para a esquerda.
10 Então Ló levantou os olhos, e viu toda a planície do Jordão, que era toda bem regada (antes de haver o Senhor destruído Sodoma e Gomorra), e era como o jardim do Senhor, como a terra do Egito, até chegar a Zoar.
11 E Ló escolheu para si toda a planície do Jordão, e partiu para o oriente; assim se apartaram um do outro.
12 Habitou Abrão na terra de Canaã, e Ló habitou nas cidades da planície, e foi armando as suas tendas até chegar a Sodoma.
13 Ora, os homens de Sodoma eram maus e grandes pecadores contra o Senhor.
14 E disse o Senhor a Abrão, depois que Ló se apartou dele: Levanta agora os olhos, e olha desde o lugar onde estás, para o norte, para o sul, para o oriente e para o ocidente;
15 porque toda esta terra que vês, te hei de dar a ti, e à tua descendência, para sempre.
16 E farei a tua descendência como o pó da terra; de maneira que se puder ser contado o pó da terra, então também poderá ser contada a tua descendência.
17 Levanta-te, percorre esta terra, no seu comprimento e na sua largura; porque a darei a ti.
18 Então mudou Abrão as suas tendas, e foi habitar junto dos carvalhos de Manre, em Hebrom; e ali edificou um altar ao Senhor.

Deus só falou com ele depois de seu sobrinho sair de junto dele, mas ele teve que tomar essa decisão e não foi fácil, pois eram parentes de sangue, e tem pessoas que estão dentro da igreja e não conseguem se afastar de um amigo ou mesmo um irmão que tem trazido problemas para ela. Você precisa entender que o seu foco é a benção de Deus, a promessa que ele tem na sua vida e isso é particular, só você e ele. E logo que ele tomou essa decisão recebeu mais uma promessa.
Depois de terem passado por muitos momentos e de Abrão resgatar o seu sobrinho Ló, mas uma vez Deus falou com ele:

1 Depois destas coisas veio a palavra do Senhor a Abrão numa visão, dizendo: Não temas, Abrão; eu sou o teu escudo, o teu galardão será grandíssimo.
2 Então disse Abrão: Ó Senhor Deus, que me darás, visto que morro sem filhos, e o herdeiro de minha casa é o damasceno Eliézer?
3 Disse mais Abrão: A mim não me tens dado filhos; eis que um nascido na minha casa será o meu herdeiro.
4 Ao que lhe veio a palavra do Senhor, dizendo: Este não será o teu herdeiro; mas aquele que sair das tuas entranhas, esse será o teu herdeiro.
5 Então o levou para fora, e disse: Olha agora para o céu, e conta as estrelas, se as podes contar; e acrescentou-lhe: Assim será a tua descendência.
6 E creu Abrão no Senhor, e o Senhor imputou-lhe isto como justiça.

Como ver as estrelas de dentro da tenda? Como ver a areia dentro da tenda?
O primeiro passo é sair da tenda, de dentro de você mesmo, pois se ficarmos olhando para dentro, e para a situação que nos encontramos, não conseguiremos enxergar as grandezas que nos aguardam. Abrão estava se lamentando com Deus, pois estava olhando de dentro, vendo da sua realidade, necessidade e sua fraqueza, por isso jamais conseguiria ver as grandezas do Pai, pois precisamos ver do ângulo que ele esta vendo, e pensarmos como ele esta pensando, e usar a fé e a perseverança, pois assim poderemos alcançar as grandes coisas, que estão por vim em nossas vidas.

“Pense grande e seja grande, olhe o alvo e não perca o foco, mire na lua e acerte a lua”

                                             
                                                                                                      Pr. Bruno São Paio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO POR COLOCAR A SUA OPINIÃO!!!